segunda-feira, 27 de julho de 2015

ELIMINATÓRIAS: Definidos os confrontos para a Copa do Mundo 2018

No último sábado, 25 de Julho, foi realizado o sorteio das Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2018, na cidade de São Petesburgo, na Rússia.

O lendário camaronês Samuel Eto'o participou da cerimônia do sorteio
No continente africano, a única ausência ficará por conta do Zimbábue, cumprindo uma punição motivada pelo não-pagamento de uma dívida entre a Federação Zimbabuana e o técnico brasileiro José Claudinei Georgini, também conhecido como Valinhos, cuja passagem pelo país do Sul ocorreu em 2008.

Dessa maneira, serão 53 seleções brigando por uma das 5 vagas na próxima edição do maior torneio do futebol do planeta. As Eliminatórias serão divididas em três fases:

1ª Fase: 13 confrontos de mata-mata entre as 26 seleções com as piores colocações do continente no Ranking da FIFA.

2ª Fase: Os 13 vencedores dos confrontos da 1ª fase se juntam às outras 27 seleções melhores ranqueadas, dando origem a 20 novos confrontos de mata-mata.

3ª fase: Os 20 vencedores dos confrontos da 2ª fase serão divididos em 5 grupos com 4 equipes em cada. Após jogos de ida e volta entre todos do grupo, totalizando 6 rodadas, o líder de cada grupo garante vaga na Copa do Mundo da Rússia em 2018.

Confira abaixo os palpites do Portal do Futebol Africano para as Eliminatórias.
Em negrito, estão as minhas apostas para avançar de fase.
À direita, estão as equipes que realizam o jogo de volta fora de casa.

1ª Fase:
*A ser disputada em outubro de 2015

Somália x Níger
Sudão do Sul x Mauritânia
Gâmbia x Namíbia
São Tomé e Príncipe x Etiópia
Chade x Serra Leoa
Comores x Lesoto
Djibuti x Suazilândia
Eritréia x Botsuana
Seychelles x Burundi
Libéria x Guiné Bissau
República Centro-Africana x Madagascar
Mauritânia x Quênia
Tanzânia x Malauí

Poucas surpresas são esperadas para esta fase, especialmente nos confrontos de Níger, Mauritânia, Etiópia, Lesoto, Suazilândia, Botsuana, Burundi e Quênia, que já estão praticamente com um pé na fase seguinte graças à diferença técnica com seus adversários.

No restante, bastante equilíbrio é esperado, e fatores como o placar conquistado no jogo de ida, além da formação tática das equipes no jogo de volta pode ser decisiva, a ponto de não termos como definir um favorito em confrontos como Gâmbia x Namíbia, ou Tanzânia x Malauí. Serra Leoa, Libéria e Madagascar possuem uma certa vantagem em relação a seus rivais, mas não seria nenhuma surpresa caso já fossem eliminadas nesta fase.

2ª Fase:
*A ser disputada em novembro de 2015

Somália/Níger x Camarões
Sudão do Sul/Mauritânia x Tunísia
Gâmbia/Namíbia x Guiné-Conacri
São Tomé e Príncipe/Etiópia x Congo-Brazzaville
Chade/Serra Leoa x Egito
Comores/Lesoto x Gana
Djibuti/Suazilândia x Nigeria
Eritréia/Botsuana x Mali
Seychelles/Burundi x República Democrática do Congo
Libéria/Guiné-Bissau x Costa do Marfim
República Centro-Africana/Madagascar x Senegal
Mauritânia/Quênia x Cabo Verde
Tanzânia/Malauí x Argélia
Sudão x Zâmbia
Líbia x Ruanda
Marrocos x Guiné Equatorial
Moçambique x Gabão
Benin x Burkina Faso
Togo x Uganda
Angola x África do Sul

Entre as equipes que enfrentarão os vencedores dos confrontos da 1ª fase, é muito difícil que tenhamos alguma surpresa. Camarões, Tunísia, Egito, Gana, Nigéria, Mali, Rep. Dem. Do Congo, Costa do Marfim, Senegal e Argélia estão praticamente garantidos na 3ª fase.

Talvez o Congo enfrente alguma dificuldade contra a Etiópia, e o Cabo Verde contra o Quênia, mas nada que deva ameaçar a vaga de ambos na última fase. Além disso, a Guiné-Conacri, que já mostrou fragilidade ao ser derrotada em casa para a Suazilândia recentemente, deve pegar uma das equipes mais fortes da 1ª fase (Gâmbia ou Namíbia), o que também pode gerar surpresas.

A Burkina Faso, a Zâmbia, o Gabão, o Marrocos e a África do Sul devem se classificar sem muitos problemas, mas com mais dificuldade que as equipes citadas anteriormente. Os marroquinos, considerados os adversários mais difíceis do “pote 2” no sorteio, terão a chance de se vingar da contestada eliminação na Copa Africana de Nações deste ano, quando os donos da casa na Guiné Equatorial viraram uma partida graças a um pênalti duvidoso nos acréscimos e conquistaram a vaga nas semi finais. Agora, em dois jogos, é difícil que a história se repita.

O confronto entre Líbia e Ruanda será uma reedição do ocorrido ano passado, válido pelas Eliminatórias para a CAN 2015. Na ocasião, empate sem gols em campo neutro na partida de ida, e ótima vitória ruandesa na volta em casa, pelo placar de 3 x 0. Levando-se em conta os resultados de ambas as equipes desde então, é provável que o desfecho seja o mesmo, ainda que sem um placar elástico desta vez.

Já Togo e Uganda também se enfrentaram recentemente, em partidas válidas pela fase de grupos nas últimas eliminatórias para a CAN. Apesar dos togoleses terem ficado na lanterna do grupo, todos os seus pontos foram conquistados justamente por conta de duas vitórias sobre os ugandenses, tanto dentro como fora de casa, pelo placar de 1 x 0. É bastante possível que Togo se saia melhor novamente, com bastante equilíbrio.
 
Argelinos comemoram classificação às oitavas na última Copa: tudo começa nas Eliminatórias
3ª Fase:
*A ser disputada entre outubro de 2016 e novembro de 2017

Como ainda não temos nenhum participante definido, é impossível fazer qualquer prognóstico. Porém, após o “filtro” inicial, a tendência é que hajam poucos “sacos de pancadas” nesta fase.


Nenhum comentário:

Postar um comentário